15/02/2008

Anarquismo

Quem nunca pensou nas vantagens e possibilidades de uma sociedade anarquista, que atire a primeira pedra.
Podemos conceituar o anarquismo, bem resumidamente, como uma teoria libertária baseada na ausência de um governo. Visavam uma nação sem leis, sem Estado. Ausente de qualquer mecanismo controlador.
Apesar de ter tido seu ápice no início do século XX, existe, ainda hoje, adeptos que, infelizmente, vêem a utopia propriamente dita concretizada na anarquia.
Mas as coisas não são bem por aí.
Será mesmo que uma sociedade, composta de milhares de pessoas, é capaz de se manter SEM quaisquer normas ou leis? .Claro que não! Em TODA sociedade tem que se ter regras, até mesmo pelo bem da organização da mesma. Caso contrário tudo se resumiria em uma só palavra: CAOS.
Será que uma sociedade, com tanta gente, seria capaz de se manter pacifista sem qualquer forma de governo? Obviamente também não. Podem ter certeza de que muita gente se portaria da forma mais arruaceira, desordeira e desalinhada possível. Ainda mais se tratando de uma nação em que haveria a ausência TOTAL de qualquer mecanismo que possa controlar quaisquer atitude inadequada que alguém poderia vir a cometer.
Pense: se o sistema anárquico não é idealizado por nenhum mecanismo controlador, como o cidadão se portaria diante de um ladrão ou assassino? A quem ele deveria recorrer? Como deveria reagir?
Enfim, quais seriam as devidas punições para quem agride o direito dos demais?
A resposta é simples: na sociedade anarquista todos têm que se virar. Ou seja, partir para a agressão ou se reprimir.
E, todos devemos confessar que nessas situações é mais do que FUNDAMENTAL a existência de um governo. Ou seja, como todo sistema, o anarquismo também possui falhas. E graves.
É bastante utópico pensar que a anarquia seria uma sociedade perfeita em que todos viveriam em harmonia.
Não é à toa que a anarquia hoje seja, para muitos, sinônimo de desordem e bagunça. Pois é realmente o que seria nossa sociedade se a anarquia se tornasse algo concreto.
Não digo tudo isso me referindo ao início do século XX, quando se discutia mais profundamente sobre o assunto, pois não vivi naquela época para poder afirmar isso com certeza. Não sei como se portava a sociedade. Até acho que a idéia foi uma excelente tentativa em busca de pacifismo e democracia.
Mas posso sim afirmar que, aplicá-la nos dias atuais definitivamente não daria certo. Depois de uma análise sobre todos os aspectos políticos e humanos podemos perceber e concluir que seria algo completamente impossível e irracional implantar a anarquia nos dias de hoje.
Basta imaginar e refletir que você terá as mesmas conclusões de tudo que falei até agora. Pense no seu próprio comportamento diante disso. Pense em como toda sociedade se portaria sem um governo.

Antes de finalizar, gostaria de deixar claro que, assim como o anarquismo, eu também sou contra qualquer forma de autoritarismo. Todavia, tenho consciência o suficiente para saber que viver sem um governo seria algo completamente caótico.

6 comentários:

Daniela Dias Ortega disse...

Eu penso da MESMA forma que você.

'Será mesmo que uma sociedade, composta de milhares de pessoas, é capaz de se manter SEM quaisquer normas ou leis? .Claro que não! Em TODA sociedade tem que se ter regras, até mesmo pelo bem da organização da mesma. Caso contrário tudo se resumiria em uma só palavra: CAOS.'

Aqui vc disse tudo, o anarquismo é algo totalmente fora da 'física'. 'Caos'. A palavra que define tudo. Como vc mesmo citou depois, é cada um por si... ou seja, o mundo continuaria(pra não dizer pior..) sendo dos desonestos.

'se o sistema anárquico não é idealizado por nenhum mecanismo controlador, como o cidadão se portaria diante de um ladrão ou assassino? A quem ele deveria recorrer? Como deveria reagir?

Essa é a questão. Agressão ou repressão. E isso não é, definitivamente um mundo melhor de paz e amor, 'freedom!' ¬¬

Concordo plenamente com você. É necessário haver organização de idéias, e com isso é necesário que hajam pessoas que coordenem essas idéias, assim dizendo.

'Antes de finalizar, gostaria de deixar claro que, assim como o anarquismo, eu também sou contra qualquer forma de autoritarismo. Todavia, tenho consciência o suficiente para saber que viver sem um governo seria algo completamente caótico.'

Muito bom.
Eu adorei a forma que você reuniu seus pensamentos aqui,
percebi um amadurecimento também, como 'escritor'. hehe

Cynthia disse...

Nunca pensei q meu irmaoo escrevesse tao bem... Parabénss...

Sucesso pra vc!!

Miwe-BDSM disse...

Lo que está claro es que el anarquismo es un idealismo politico contradictorio, que como bien dices, sin un gonierno sería caótico.

Con un gobierno anarquista, no habría ni lideres, ni leyes, ni normas, ni nada... y aunque la idea de poder hacer lo que queramos sea muy tentadora, es igualmente perjudicial para nosotros mismos.

Gran blog. Disculpa no escribir en portugues =/

lukels disse...

Primo, poderíamos discutir este tema por horas e horas e a nada chegaríamos. É tão complexo que chegaríamos a várias vertentes. Então, prefiro dizer apenas que está bem baseado e que a sua conclusão é aceitável. Acredito que a verdade está contida em algum trecho deste seu comentário final de que 'viver sem um governo seria algo completamente caótio'. Mesmo em nosso caso.

Anônimo disse...

após ler esse seu texto faço apenas uma pergunta a vc:
vc acha q em uma sociedade em q seria implantado o anarquismo...
em q o capitalismo não existisse mais existiria assassinatos, guerras, roubos ou coisas desse tipw?
se hj em dia essas coisas ocorrem são simplesmente pela ganancia do ser humano...
fale por si msmo...
vc acha q vc não consegue se portar na sociedade sem um governo?
vc necessita de alguem mandando em vc, dizendo o q vc deve fazer?
fazendo leis para vc obedecer?
enquanto ouver capitalismo logicamente haverá CAOS e desordem...
mais sera q em uma sociedade em q todos viveriam com igualdade e liberdade haveria ganancia?
eu sou obrigado a discordar das ideias q vc colocou em seu texto...
e fico triste em saber q vc uma pessoa q ja pensou como um anarquista hj tenta difamar as ideias...
isso mostra q vc nunk foi verdadeiro...
e q nunk estudou realmente as ideias anarquistas...
é isso q eu tenho a dizer...
vlw...

Wanderley disse...

ok.
respeito sua opinião.

mas guilherme.. sinceramente.. meus conceitos sobre o anarquismo mudaram.. e muito.
e vc não é ninguem pra me julgar desleal ou falso quanto a isso..
eu mudei sim minha opinião.. realmente teve um tempo que eu tinha bastante afinidade com esses ideais..
mas porra, acordei pra vida. Só isso.

eu acho sim que por mais igualitário que seja um país, sempre haverá guerras.. assassinatos.. roubos..
nao importando os motivos.

claro q EU me portaria mto bem sem um governante.. mas nao digo só por mim.
eu te pergunto:
qntas pessoas existem hoje no Brasil?
vc acha q TODAS elas se portariam de forma racional? óbviamente nao.
isso é utopia, meu caro.

sempre haverá ganância, nao importando da forma que o país for governado.

.


e não estou difamando de forma alguma os ideais anarquistas..
não estou fazendo nenhum tipo de coerção..
eu apenas expus minha opinião.. justamente para serem discutidas.