07/02/2009

Pré-escrita

Pra que usar-se o termo "Pré-História" pra designar o período correspondente a fatos decorrentes anteriores à escrita? Dizer pré-história significa dizer "anterior à historia". Mas, poxa, o que acontece em tal período também é história (!) e usar o prefixo "pré" significa desconsiderar tudo aquilo que aconteceu naquele período; Significa desclassificar tais fatos como parte da história. O que é, de fato, algo bastante errôneo e etnocêntrico.
E, além do mais, como todos nós sabemos, não existe uma anterioridade à história. O que torna, mais uma vez, bastante equivocado o uso do termo.
Então, insisto mais uma vez, pra que usar-se o termo Pré-História?

8 comentários:

Anônimo disse...

é... realmente ninguém merece... numa das aulas do Marquinho ele também comentou isso.. é um grande equívoco.

Daniela Dias Ortega disse...

Sim Guilherme, e claro, eu também não poderia deixar de citar o Mestre Marquinho tratando-se de um texto em nosso blog sobre o que ele tanto explicava.
Bacana esse asunto no nosso blog, porque também é algo que me incomoda.
Mas não acho necessária a mudança do termo em si... de Pré-História para Pré-Escrita... basta que entendamos que história não é literatura, e que literatura não é só texto.

;D

lukels disse...

Acho que é mais uma coisa pra se "dividir" os conteúdos para estudo... não?

Wanderley disse...

sim, a intenção é dividir os períodos. mas o termo usado nessa divisão, ao meu ver, é bem equivocado.

Anônimo disse...

+ um detalhe...

A linha do tempo é totalmente voltada para a Europa.. e regiões vizinhas...
Seria importante criar uma linha do tempo que realmente incluisse o mundo todo.
Como diz o Marquinho: É totalmente Eurocêntrica.

lukels disse...

Mas eu digo uma coisa mais de um lance prático, não que fosse o modo correto, ou mais correto... Mas entendi seu ponto...

Alcy Filho disse...

É sim um modo prático de divisão, mas preguiçoso. Também acho estranha nomeação, como se a dita "Pré-história" fosse apenas um prelúdio pra verdadeira história..

Daniela Dias Ortega disse...

Opa! Tá bombando aqui! haeuhea.

Então, é o negócio, eu fiz a teoria, ela vai ter o meu nome. Eu patenteei, vai ter o meu nome.
Por isso que a gente estuda a História do ponto de vista econômico. Mas isso vcs sabem, só na faculdade que a pessoa vai aprender a se situar no tempo e espaço histórico.

Mas tá, já é um grande passo a gente ter noção disso tudo.

_________________________________
Vou publicar alguma coisa sobre o Nome da Rosa, pode ser galera?
huaehuea. zoando. ;D