22/02/2009

As Relações Sociais dos Dias Atuais

Estereótipos e preconceitos... Eis a constituição básica da sociedade. E assim tem se mantido. Sem perceber, ou propositadamente, prejulgamos o outro a todo momento. Vivemos hoje em uma época em que até mesmo as amizades são “selecionadas” pela influência social do indivíduo. As relações humanas têm sido alvo de um jogo de ambição e interesse enrustidos.
Conforme o tempo passa, mais evidente se torna o lado negro do capitalismo que, por sua vez, é o principal responsável pelas bruscas mudanças que a sociedade tem passado, se comparado a primórdios. Com um caráter cada vez mais competitivo, o capitalismo molda, hoje em dia, uma sociedade de indíviduos com ideais cada vez mais egoístas: ser bem sucedido a qualquer custo. E é justamente este tipo de pensamento que faz com que a parte pobre e de pouco influência social no sistema, seja excluída e “invisibilizada” cada vez mais pelas pessoas.
Uma boa exemplificação real que confirma minha teoria foi o caso do psicólogo Fernando Braga da Costa que, a fim de desenvolver sua tese de mestrado, vestira um uniforme de gari e trabalhou varrendo as ruas da USP e, como resultado, notou-se a total exclusão. O que, logo nos leva a perceber a troca das relações afetuosas pelas relações interesseiras, exercidas hoje em dia pela sociedade. Pouco tem importado as características individuais do ser humano. A renda se tornou as virtudes de outrora. Não mais importa quem somos, e sim, o que temos.
O que, infelizmente, todos se esquecem, é que somos todos iguais, independente de lei. Temos todos a mesma origem. Temos todos as mesmas incertezas acerca da vida propriamente dita e, mais que isso, todos vamos morrer um dia, sem distinção de cargo ou classe social.

Um comentário:

Daniela Dias Ortega disse...

Eu concordo mas já penso um pouco diferente. Eu naõ acho que esse mal seja de agora. Acho que atualmente o mundo anda mais preocupado com essas coisas, e que antes era pior.
Estamos no caminho pra melhorar, com informação e educação melhores do que nunca. [não que esses aspectos estejam ótimos, porque estão péssimos, mas... façam um exercicio mental e tenter entender]