07/06/2010

Comentários do novo século XXI.

Desde os mais antigos registros da história, o homem sempre busca respostas sobre a sua própria existência. Até hoje nunca foi encontrado registro de civilizações que de certa forma não apresentava uma religião, cultos, oferendas, etc. Com o decorrer da evolução das idéias somado as transformações do pensamento humano, a sociedade chegou a uma verdadeira incógnita quando o objetivo é quantificar o nível de conhecimento humano sobre o mundo em que vivemos. O desenvolvimento do mundo tecnológico juntamente com o grande número de descobertas e avanços dos últimos séculos, permitiu atingir um nível realmente exponencial em transmissão de informações.

Há 20 anos era impossível prever o que podemos prever hoje, isto é: o maior avanço tecnológico da história. Estima-se que a quantidade de nova informação gerada este ano é maior do que a acumulada nos últimos 5.000 anos. Se observarmos bem o dia-a-dia das pessoas que vivem nas cidades, a maioria das pessoas não guarda mais suas idéias e opiniões apenas na cabeça, porque estamos em uma era onde existem diversas formas de compartilhar o que pensamos.

É de extrema importância destacar que é literalmente impossível brecar o mundo atual. Ao contrário do que já aconteceu na história, não será uma revolução ou um desejo de mudança que destruirá o capitalismo e seu desenvolvimento contínuo. Creio que não seja exagero afirmar que apenas o fim dos tempos colocará o ponto final a esta evolução. É fato desde tempos remotos que a riqueza do mundo é mal distribuída, mas porque será que tanto avanço tecnológico é proporcional ao tamanho da pobreza mundial? Como é possível uma sociedade que produz mais comida do que a sua população precisa e, no entanto existem tantas pessoas com fome? São perguntas que desde a era A.G.(antes Google) não temos a resposta.

Informática, comunidades sociais, dinheiro, nanotecnologia, robótica, computadores quânticos, inglês como idioma universal; a população cresce e o espaço é o mesmo; precisa-se cada vez mais de estudantes para ocupar profissões que ainda não existem e que usarão tecnologias que ainda não foram inventadas, para resolver problemas que ainda não foram encontrados; um mundo cada vez mais específico; ricos mais ricos, pobres mais pobres; criamos tantas coisas, exploramos tantas pessoas, esquecemos o que não nos interessa; e por mais sarcástico que pareça: estamos cada vez próximos das mais antigas civilizações... Não compreendemos nossa própria existência.

3 comentários:

Daniela Dias Ortega disse...

Gostei do texto, valeu a pena ter lido.

Concordo "é de extrema importância destacar que é literalmente impossível brecar o mundo atual", principalmente se entrarmos em discussões da política alternativa ou ausência de política.
O capitalismo ainda se perdurará por muito tempo, mas não podemos afirmar que é permanente.
Isso é imprevisível.

Mas a História não é construída de "se", e a história do presente fica pros ciganos...

Levei um susto com "estamos cada vez mais próximos das antigas civilizações..." ah, sim, tudo bem, só se for no sentido da compreensão da existência.

Mas há algo que vc não pensou, as antigas civilizações não tinham dúvidas, eles acreditavam em alguma coisa, quase sempre. Tinham seus mitos e crenças acerca de todas as coisas.

Daniela Dias Ortega disse...

O Wanderley vai ser o próximo a postar hahaha #forçandoabarra


esse visual precisa ser mudado. simplicidade, por favor.
#ficaadica

Iule Karalkovas . disse...

Demais.