25/01/2009

Lavagem Cerebral. A gente vê por aqui.

Propaganda da Rede Globo na Revista Veja ed. 2086 ano 41 nº45 / 12/11/08:

"Através de suas campanhas e do merchandising social nas novelas, a Globo leva temas relevantes para a sociedade, estimulando a reflexão e o debate de interesse público. A gente trabalha para oferecer a melhor programação para os brasileiros. E para ajudar a fazer um Brasil cada vez melhor. Esta qualidade a mais se chama Valor Público."

Você já percebeu que a Rede Globo sabe muito bem como fazer a cabeça das pessoas? Se não, você é apenas mais um dos milhões de brasileiros que ainda acham que recebem a verdade todos os dias.
- Por que será que praticamente ninguém duvida das palavras de um jornalista?
- Será que a globo trabalha para oferecer a melhor programação para os brasileiros?

Infelizmente a população em geral nem faz noção do que é uma programação de qualidade. Além disso, é incrível como ninguém percebe o quanto a programação da Globo é pobre e monótona:

1º - Jornais que falam da mesma coisa a semana toda, e quando acham casos polêmicos como: Caso Isabela; Seqüestro de Eloá; Acidentes de Aviões; Igreja Renascer... falam disso quase um mês até o povo ficar paranóico.

2º - 5 Novelas por dia que só falam de desgraças: Drogas, Gravidez Precoce, Alcoolismo, Sexo, etc. (Novela das 14:00h/Malhação/Novela das 18:00h/Novela das 19:00h e das 21:00h).

3º - No dia que resolvem passar uma minissérie interessante, que apresenta a verdadeira qualidade, lançam um Big Brother Brasil pra fazer a minissérie passar tarde da noite.

4º - A respeito dos filmes da até vergonha da falar, quando resolvem passar um “inédito”, pode ter certeza que é um filme de no mínimo 3 anos atrás. (As produtoras vendem esses filmes as emissoras dos países subdesenvolvidos pois as vendas nos países de 1º mundo já foram encerradas).

5º - E o resto da programação é completada com de desenhos animados repetidos, programas de comédia e de auditório onde poucos são de qualidade.

Bem, se você respondeu no início desse texto que nunca tinha percebido a falta de qualidade da TV aberta no Brasil... É hora de abrir o olho e passar a questionar tudo o que você vê. Não se esqueça de que uma média de 90% dos políticos Brasileiros são donos de alguma empresa relacionada à Mídia (Revistas/Jornais/TV/Rádio, etc.), e mesmo isso sendo proibido por lei, ninguém obedece e nem é punido.
Enfim, procure confirmar as informações recebidas em outras fontes de confiança. Não acredite em tudo que você vê, pois uma empresa do tamanho da Globo é capaz de fazer a cabeça de uma nação inteira.
A Globo tem plena capacidade de ter uma programação de qualidade, que transmita conhecimento, valores, informações sensatas, transimitindo nossa cultura. Mas a realidade do nosso país é essa... o que eles realmente não querem é que a população pergunte, duvide e reflita sobre os problemas da sociedade, sobre a corrupção, política e sobre tudo o que está errado. A TV é apenas mais um item dentro de uma infinidade de coisas que mantém os pobres sempre pobres, e os ricos cada vez mais ricos.
A pior doença é a falta de informação. Fique esperto.


Guilherme Oliveira Quintino

Um comentário:

Daniela Dias Ortega disse...

Demorou, mas valeu a pena seu texto, Guilherme. Realmente, o povo brasileiro é noveleiro porque na tv aberta só passam novelas. Se passassem documentários, o povo seria documentareiro.
Mas quase ninguém percebe isso, que os gostos culturais estão sendo manipulados por um grupo seleto de pessoas.